
Identidade Estratégica
Missao, Visão, Valores e Mapa Estratégico
Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos - Presidente do TRE-MA
A elaboração do Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o período de 2021 a 2026 apresentou-se como um grande desafio, considerando a realidade imposta pela pandemia. Entretanto, apesar da mudança na rotina organizacional em 2020, todos os obstáculos foram superados, e hoje apresentamos este documento como produto da dedicação do corpo funcional deste Regional.
O Plano Estratégico 2021-2026, além de estar alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, reúne o que há de mais atual em termos de gestão, de acordo com instrumentos de autoavaliação e recomendações dos órgãos de controle para a melhoria dos processos de governança e gestão.
Na formulação da Estratégia 2021-2026,o grande diferencial foi a realização do diagnóstico dos ambientes interno e externo por meio de instrumentos de pesquisas online. Foi garantida a participação de todos os colaboradores, dirigentes e sociedade civil, visando obter a percepção quanto a atuação do órgão em aspectos de efetividade, tempestividade, modernidade, segurança e confiabilidade, comunicação, ética, transparência e credibilidade, além de opinar sobre o propósito de existência da instituição.
A definição de nossos objetivos, ações estratégicas e indicadores de controle, reflete o compromisso com a nossa missão institucional e visão de futuro, e está fundamentada nos princípios da administração pública, transparência, integridade, inovação, sustentabilidade, acessibilidade e segurança jurídica e digital.
Esse plano é fruto de uma reflexão colaborativa e tem por finalidade garantir o fortalecimento da democracia, através da condução de um processo eleitoral legítimo, em todas as suas etapas, prestando à sociedade maranhense um serviço de excelência.
Os valores organizacionais representam os princípios que devem nortear as ações e a conduta de servidores, magistrados e demais colaboradores ligados a uma instituição pública. São os valores, portanto, que se consubstanciam em conjunto de crenças que orientam e informam as atividades e comportamentos dos colaboradores. Caracterizando-se como traços culturais aceitos e estimulados por todos.
O TRE-MA consolidou ainda mais seus valores institucionais de Ética, Transparência e Inovação, além disso reconheceu e abraçou os valores da Efetividade, Diversidade e Inclusão e Responsabilidade socioambiental.
Os modelos de gestão de desempenho destinados a implementar a estratégia da organização devem possibilitar traduzi-la para todos os níveis da instituição, tornando-a capaz de atuar efetiva e conscientemente em prol da realização dos objetivos definidos.
A implementação da estratégia exige que unidades e servidores estejam alinhados e compromissados com o referencial estratégico institucional. Para assegurar tal conexão, a organização deve dispor de processo de comunicação eficaz que retrate a forma pela qual as ações da organização se convertem em resultados que maximizem o cumprimento da missão institucional. Para tanto, constrói-se o mapa estratégico, ferramenta visual que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia da organização.
O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos os níveis gerenciais e servidores, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pelo TRE-MA e a forma como suas ações impactam o alcance dos resultados desejados.
Clique nas visões abaixo para detalhar cada item.
Índice de locais de votação adequados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Índice de instalações físicas adequadas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Índice de desempenho na avaliação de Cidadania
Índice de abstenção
Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)
Quantidade de conteúdos produzidos pela ASCOM relacionados ao combate à desinformação (fake news)
Índice de transparência do processo eleitoral
Satisfação com o atendimento da Ouvidoria
Índice de chamados à Ouvidoria finalizados em até 6 dias úteis
Satisfação atendimento virtuais das Zonas Eleitorais
Julgar os processos relativos a crimes contra a Administração Pública à improbidade Administrativa e aos ilícitos Eleitorais (Meta 4/2021), 2º Grau
Tempo Médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (1º e 2º Graus)
Denúncias apuradas/tratadas
Índice de urnas substituídas
Desempenho dos processos de eleição
Índice de execução do Planejamento das Eleições
Índice de utilização do código de liberação do reconhecimento digital do eleitor
Índice de Prescrição (1º Grau)
Taxa de congestionamento líquida (2º Grau)
Índice de Atendimento à Demanda (1º e 2 Graus)
Taxa de Congestionamento de Execuções Fiscais (1º Grau)
Taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais (1º Grau)
Percentual de auditoria das prestações de contas dos partidos políticos
Índice de implementação das recomendações expedidas pela Auditoria Interna
Índice de cumprimento das determinações do CNJ
Índice de cumprimento das determinações e recomendações expedidas pelo TCU
Índice de execução do plano anual de auditoria
Índice de Implementação do plano de integridade
Zonas aderentes a campanha do mesário voluntariado
Quantidade de conteúdos relacionadas ao tema produzido pela ASCOM
iGest Pessoas (CNJ)
Clima organizacional
Quantidade de processos críticos mapeados e documentados
Engajamento na disseminação de conhecimento
Índice de adoção das práticas cadastradas no Selo Boas Práticas de Eleição
Índice de governança corporativa
Índice de maturidade em gestão de riscos
Índice de Desempenho do Ranking da Transparência
Índice de desempenho do Plano de Logística Sustentável
Percentual de cumprimento do plano de ação de comunicação interna
Índice de governança das contratações
Índice de compras compartilhadas
Índice de dispensas de licitação
Índice de licitações desertas e fracassadas
Índice de aderência ao Plano Anual de Contratações
Índice de aderência ao Planejamento orçamentário
Índice de perdas orçamentárias
Índice de transparência de licitações, contratos e instrumentos de cooperação
Índice de Pagamento de Despesas
iGov TIC
Índice de disponibilidade de serviços essenciais de TIC
Índice de não atendimento às demandas por soluções de software
Índice de Satisfação dos Usuários com o Suporte de TIC
Índice de Disponibilidade da Rede de Comunicação com as Unidades Eleitorais
Índice de satisfação dos usuários com sistemas desenvolvidos pelo TRE-MA
Índice de Adesão à LGPD
Índice de Serviços essenciais com Gestão de Risco
Quantidade de ações de divulgação de segurança cibernética
Índice de Serviços Digitais
Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem
Índice de Execução do Plano de Transformação Digital
Quantidade de soluções de TI compartilhadas com outros órgãos
Índice de locais de votação adequados as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Índice de desempenho na avaliação de Cidadania
Índice de desempenho do Plano de Logística Sustentável
Índice de execução do plano anual de auditoria
Índice de implementação das recomendações expedidas pela Auditoria Interna
Índice de cumprimento das determinações e recomendações expedidas pelo TCU
Satisfação com o atendimento da Ouvidoria
Índice de chamados à Ouvidoria finalizados em até 6 dias úteis
Denúncias apuradas/tratadas
Índice de Serviços Digitais
Desempenho dos processos de eleição
Índice de transparência dos processos de Eleição
Índice de execução do Planejamento das Eleições
Índice de adoção das práticas cadastradas no Selo Boas Práticas de Eleição
Índice de governança corporativa
Índice de maturidade em gestão de riscos
Engajamento na disseminação de conhecimento
Índice de Implementação do plano de integridade
Índice de cumprimento das determinações do CNJ
Índice de Desempenho do Ranking da Transparência
Quantidade de processos críticos mapeados e documentados
Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)
Percentual de cumprimento do plano de ação de comunicação interna
Quantidade de conteúdos relacionados ao tema produzido pela ASCOM
Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)
Quantidade de conteúdos produzidos pela ASCOM relacionados ao combate à desinformação (fake news)
Índice de prescrição do 1º Grau
Índice de atendimento à demanda do 1º Grau
Taxa de congestionamento de execuções Fiscais (1º Grau)
Taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais (1º Grau)
Tempo médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (1º Grau)
Satisfação atendimento virtuais das Zonas Eleitorais
Taxa de congestionamento líquida (2º Grau)
Índice de atendimento à demanda (2º Grau)
Tempo médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (2º Grau)
Julgar os processos relativos a crimes contra a Administração Pública à improbidade Administrativa e aos ilícitos Eleitorais (2º Grau)
Percentual de auditoria das prestações de contas dos partidos políticos
Índice de Adesão à LGPD
Índice de Serviços essenciais com Gestão de Riscos
Quantidade de ações de divulgação de segurança cibernética
iGov TIC
Índice de urnas substituídas
Índice de abstenção
Índice de utilização do código de liberação do reconhecimento digital do eleitor
Índice de Serviços Digitais
Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem
Índice de Execução do Plano de Transformação Digital
Índice de disponibilidade de serviços essenciais de TIC
Índice de Satisfação dos Usuários com o Suporte de TIC
Quantidade de soluções de TI compartilhadas com outros órgãos
Índice de não atendimento às demandas por soluções de sotware
Índice de satisfação dos usuários com sistemas desenvolvidos pelo TRE-MA
Índice de Disponibilidade da Rede de Comunicação com as Unidades Eleitorais
Índice de instalações físicas adequadas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Índice de aderência ao planejamento orçamentário
Índice de perdas orçamentárias
Índice de Pagamento de Despesas
Índice de compras compartilhadas
Índice de dispensas de licitação
Índice de governança das contratações
Índice de licitações desertas e fracassadas
Índice de aderência ao Plano Anual de Contratações
Índice de transparência de licitações, contratos e instrumentos de cooperação
iGest Pessoas
Clima organizacional
Zonas aderentes à campanha do mesário voluntário
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Desenvolver metodologia de detecção de não conformidade
Desenvolver Plano de apoio às Zonas Eleitorais
Aperfeiçoar o recrutamento/seleção do pessoal de apoio
Aprimorar metodologias de capacitação
Aprimorar método de segurança prévia às eleições
Aprimorar a tempestividade e efetividade da Prestação Jurisdicional
Aprimorar metodologia de monitoramento da Prestação Jurisdicional
Promover a integridade
Estabelecer o modelo de integridade organizacional
Implementar programa permanente de conscientização quanto ao funcionamento do processo eleitoral
Aprimorar método de segurança prévia às eleições
Aperfeiçoar a conformidade dos processos de eleição
Promover a capacidade da liderança
Aplicar modelo de gestão de competências
Desenvolver política ou diretrizes de reconhecimentode desempenho
Desenvolver e manter ambiente de trabalho positivo para o desempenho
Desenvolver e implementar plano estratégico de gestão de pessoas
Desenvolver as competências dos colaboradores e dos gestores
Definir metodologia de distribuição da força de trabalho
Instituir política de sucessão
Aprimorar metodologias de capacitação
Definir diretrizes básicas de gestão do conhecimento institucional
Fomentar o compartilhamento
Reformular a estrutura orgânica do Tribunal, revisando as atribuições das unidades administrativas
Promover a continuidade do negócio
Mapear os processos organizacionais identifcando possíveis melhorias
Estabelecer o modelo de governança institucional
Promover a gestão de riscos
Estabelecer mecanismos de governança de contratações
Implantar o controle de qualidade
Estabelecer o processo orçamentário organizacional
Contemplar adequadamente as prioridades no orçamento
Impulsionar a governança de TIC
Gerir projetos de tecnologia da informação
Gerir serviços de tecnologia da informação
Gerir riscos de tecnologia da informação
Desenvolver Plano de Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC
Utilizar e disponibilizar ambiente de processamento com outro órgão
Disponibilizar serviços em nuvem
Fomentar soluções de inteligência artificial
Atualizar infraestrutura de armazenamento e processamento de dados
Implantar serviço de backup em nuvem
Implantar a Lei Geral de Proteção de Dados
Desenvolver Plano de Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC
Promover a gestão de riscos de segurança cibernética
Implantar metodologia de detecção de não conformidade
Estabelecer processos e atividades para a gestão da segurança cibernética
O ano de 2007 foi marcado pela realização do Seminário "Planejamento pelas Diretrizes", evento no qual os gestores e servidores do TRE-MA levantaram a análise de cenários e definiram os norteadores estratégicos (MVV), objetivos e metas que subsidiaram o desenvolvimento do esboço de um primeiro planejamento de longo prazo do órgão. Nesse período, destacou-se a adesão ao Gespública (antigo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), o aperfeiçoamento do LOGUS (sistema de controle de urnas e armazenamento de suprimentos), criação do Programa de Ginástica Laboral, implementação do Núcleo de EAD, realização da Pesquisa de Satisfação do Atendimento Central do Fórum Eleitoral da Capital e parcerias com projetos sociais como: Voto Jovem na Escola, Plante Verde-Doe Vida, TREcológico, Natal Solidário, entre outros.
Em 2008, iniciou-se a elaboração do primeiro Plano Estratégico do Tribunal: 2009 - 2011. Para tanto, os gestores e servidores participaram de palestras e seminários relacionados a esse tema, ocasião em que passaram a compreender sua importância para o alcance de melhores resultados. Neste mesmo ano, o TRE-MA iniciou o POPE - Plano Operacional para as Eleições, que objetivou melhorar os processos críticos das eleições e documentar seus modos operandi, pois, apesar de estarem identificados, ainda não havia um planejamento operacional sistematizado.
No 2° Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro de 2009, foram estabelecidas metas de nivelamento, buscando proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça. Cabe ressaltar, a meta 1 de 2009: Desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de 05 anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.
Além disso, em março de 2009, o CNJ publicou a Resolução 70, que versava sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e sistematizou os primeiros componentes aplicáveis aos Tribunais Eleitorais como: missão, visão, valores, macrodesafios, indicadores, projetos etc.
Nesse contexto, em junho de 2009, visando demonstrar a situação de cada ramo da Justiça, além de promover o compartilhamento de boas práticas, todos os assessores de planejamento estratégico dos 91 órgãos do Poder Judiciário foram convocados pelo CNJ para uma reunião técnica visando cumprir o previsto na citada Resolução nº 70. Assim, foi iniciando um trabalho em conjunto do TSE e TREs, com apoio do CNJ, o que não havia sido feito em nenhum outro segmento da Justiça.
O Planejamento Estratégico 2010-2014 do TRE-MA foi fruto de um trabalho realizado em conjunto pelo TSE, CNJ e todos os TREs. Tudo iniciou com a publicação da Resolução CNJ 70, determinando que, até o final daquele ano, o planejamento estratégico de todos os órgãos do Poder Judiciário fosse de, no mínimo, 5 (cinco) anos.
Apesar desse direcionamento construído em 2009, tudo ainda era novidade para a maioria dos servidores do TRE-MA. Na verdade, não estava claro para eles como poderiam tornar realidade tudo o que havia sido planejado. Assim, em 2010, foi realizado um curso de Balanced Scorecard para 30 participantes, com o intuito de nivelar o conhecimento e demonstrar a importância da gestão da estratégia para as organizações, além de fomentar a multiplicação desse conteúdo.
Em 2010, cumprindo recomendação prevista no art. 5º da Resolução CNJ 70/2009, o TRE-MA iniciou a realização de Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs). Nesse sentido, com a intenção de impulsionar a gestão da estratégia, instituiu, em 2011, o Comitê de Gestão Estratégica (CGE), com o objetivo de monitorar e deliberar questões relacionadas ao tema, além de diligenciar propostas de melhorias para o órgão.
O TSE determinou, em 2012, por meio da Resolução 23.371/2012, que os TREs adequassem seus planos estratégicos ao Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral, até 30 de dezembro daquele ano, respeitando a obrigatoriedade de incorporação dos objetivos, metas e indicadores obrigatórios.
Com o propósito de atender as recomendações do CNJ para 2013, o TRE-MA deu continuidade ao projeto já iniciado de revisão da Estratégia, objetivando impulsionar as ações do órgão, além de aprimorar a conscientização e sensibilização relativa à gestão da estratégia, por meio da implementação de um plano de comunicação que facilitasse o entendimento e contribuísse para o envolvimento de todos.
Em 2014, o CNJ definiu a estratégia do Poder Judiciário brasileiro a ser executada até 2020 e estabeleceu a obrigação de que todos os tribunais do Judiciário brasileiro publicassem, até março de 2015, seus respectivos planos estratégicos, alinhados ao do Judiciário, por meio da Resolução 198/2014.
Diante disso, considerando que no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) a maioria dos indicadores e metas já haviam sido estabelecidos, restava pendente a definição das ações e projetos. Nesse contexto, cientes dos resultados dos trabalhos de autoavaliação de controles (CSA-Levantamentos de Governança) do Tribunal de Contas da União (TCU), que fomentam práticas de estágio avançado de gestão e governança, foram realizadas reuniões com as áreas técnicas de pessoas, aquisições, TI, gestão, estratégica e comunicação para análise dos diagnósticos obtidos em cada um desses levantamentos específicos.
Observou-se que os itens com respostas: "não adota", ou "adota parcialmente a prática" ou "pretende adotar a prática" sinalizavam o que era preciso desenvolver para melhorar a gestão e a governança. Assim, para cada item evidenciado, foi realizada a seguinte rotina.
Inicialmente, fez-se a análise da real necessidade de o órgão implementar tal prática. Evidenciada a demanda, houve a definição de prazos (mês e ano de início e fim), em que tais práticas deveriam ser desenvolvidas, considerando o período de vigência do plano: 2015 a 2020, além da designação dos responsáveis e a vinculação ao macrodesafio correspondente.
Dessa forma, além de aprimorar a gestão e a governança do órgão, foi possível alinhar-se à estratégia do Judiciário, atendendo às determinações do CNJ e às recomendações do TCU. O método adotado pelo TRE-MA, que utilizou o diagnóstico obtido por meio dos levantamentos de gorvenança do TCU como subsídio para a melhoria dos processos de governança e gestão pode ser replicado por diversos órgãos, por sua facilidade de implantação e de adaptabilidade às particularidades institucionais.
Durante o sexênio, foram desenvolvidos Planos de Diretrizes para revisar a estratégia, sempre que necessário, considerando as deliberações provenientes das RAEs e buscando atender às contínuas demandas.