Apresentação

Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos - Presidente do TRE-MA

A elaboração do Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o período de 2021 a 2026 apresentou-se como um grande desafio, considerando a realidade imposta pela pandemia. Entretanto, apesar da mudança na rotina organizacional em 2020, todos os obstáculos foram superados, e hoje apresentamos este documento como produto da dedicação do corpo funcional deste Regional.

O Plano Estratégico 2021-2026, além de estar alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, reúne o que há de mais atual em termos de gestão, de acordo com instrumentos de autoavaliação e recomendações dos órgãos de controle para a melhoria dos processos de governança e gestão.

Na formulação da Estratégia 2021-2026,o grande diferencial foi a realização do diagnóstico dos ambientes interno e externo por meio de instrumentos de pesquisas online. Foi garantida a participação de todos os colaboradores, dirigentes e sociedade civil, visando obter a percepção quanto a atuação do órgão em aspectos de efetividade, tempestividade, modernidade, segurança e confiabilidade, comunicação, ética, transparência e credibilidade, além de opinar sobre o propósito de existência da instituição.

A definição de nossos objetivos, ações estratégicas e indicadores de controle, reflete o compromisso com a nossa missão institucional e visão de futuro, e está fundamentada nos princípios da administração pública, transparência, integridade, inovação, sustentabilidade, acessibilidade e segurança jurídica e digital.

Esse plano é fruto de uma reflexão colaborativa e tem por finalidade garantir o fortalecimento da democracia, através da condução de um processo eleitoral legítimo, em todas as suas etapas, prestando à sociedade maranhense um serviço de excelência.

Identidade Estratégica

Missao, Visão, Valores e Mapa Estratégico

Missão
Fortalecer a democracia por meio do processo eleitoral
Visão
Ser reconhecido pela excelência do processo eleitoral

O alicerce de um planejamento estratégico pressupõe a declaração dos enunciados de Missão e Visão institucionais, elementos que sedimentam e norteiam a unidade das ações e projetos pensados pelas diversas áreas, alinhando-os à razão de ser do órgão e à sua constante busca por um lugar no cenário ideal perante a sociedade.

Missão

Representa o propósito de uma organização, ou seja, porque faz o que a organização faz hoje, em benefício de quem e visando produzir qual impacto na sociedade. Deve responder à seguinte questão: "por que ou para que existimos?". A missão está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a organização foi criada, na medida em que representa a sua razão de ser. Não deve ser confundida com os processos de trabalho ou produtos por ela ofertados.

A missão do TRE-MA sofreu uma atualização justamente para explicitar a finalidade de seu principal processo de trabalho: o processo eleitoral; que é fortalecer a democracia em prol de toda sociedade.

Visão

Expressão que traduz a situação futura desejada para a instituição. A visão é estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma ideia que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado (geralmente 5 a 10 anos). É mutável por natureza, pois representa algo concreto a ser alcançado.

A visão de futuro é construída a partir dos sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando e transformando produtivamente as ações em prol da missão. A busca sistemática da realização desse sonho é o que deve manter a organização viva. É o que a energiza e inspira, impulsiona a organização.

A visão de futuro traçada pelo TRE-MA para o sexênio 2021-2026 inspira a busca constante pela excelência na realização do processo eleitoral no Estado do Maranhão a ponto de ser reconhecida e apreciada pela sociedade.

Valores

Os valores organizacionais representam os princípios que devem nortear as ações e a conduta de servidores, magistrados e demais colaboradores ligados a uma instituição pública. São os valores, portanto, que se consubstanciam em conjunto de crenças que orientam e informam as atividades e comportamentos dos colaboradores. Caracterizando-se como traços culturais aceitos e estimulados por todos.

O TRE-MA consolidou ainda mais seus valores institucionais de Ética, Transparência e Inovação, além disso reconheceu e abraçou os valores da Efetividade, Diversidade e Inclusão e Responsabilidade socioambiental.

Mapa Estratégico

Os modelos de gestão de desempenho destinados a implementar a estratégia da organização devem possibilitar traduzi-la para todos os níveis da instituição, tornando-a capaz de atuar efetiva e conscientemente em prol da realização dos objetivos definidos.

A implementação da estratégia exige que unidades e servidores estejam alinhados e compromissados com o referencial estratégico institucional. Para assegurar tal conexão, a organização deve dispor de processo de comunicação eficaz que retrate a forma pela qual as ações da organização se convertem em resultados que maximizem o cumprimento da missão institucional. Para tanto, constrói-se o mapa estratégico, ferramenta visual que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia da organização.

O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos os níveis gerenciais e servidores, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pelo TRE-MA e a forma como suas ações impactam o alcance dos resultados desejados.

Objetivos Estratégicos

Listas de objetivos organizados por perspectivas

Os objetivos estratégicos constituem elo entre as diretrizes da instituição e seu referencial estratégico. Determinam o que deve ser feito para que a organização cumpra sua missão e alcance sua visão de futuro. Traduzem as demandas e expectativas da sociedade, do Estado e demais partes interessadas, os desafios a serem enfrentados pelo Tribunal no cumprimento do papel institucional que lhe é reservado. Para tanto, o TRE-MA orientará seus esforços de acordo com os objetivos estratégicos definidos neste plano.

Clique nas perspectivas abaixo para conhecer os objetivos de cada item.

Perspectiva de Resultados

Na perspectiva de Resultados encontram-se os objetivos que definem o desempenho finalístico da organização, seus grandes resultados a serem alcançados.

  • Garantir a efetiva participação popular no processo eleitoral

    Compreende o desafio de garantir a soberania popular, prevista no art. 14 da Constituição Federal, assegurando todas as condições técnicas, logísticas e legais para a efetiva participação do cidadão no processo eleitoral. Esse objetivo está diretamente vinculado aos macrodesafios "garantia dos direitos fundamentais" e "fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade", previstos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

  • Garantir a legitimidade do processo eleitoral

    Consiste em entregar para a Sociedade uma das principais expectativas em relação a atuação da Justiça eleitoral, o processo eleitoral legítimo em todas as suas fases, sem vícios, ilegalidades ou qualquer outro tipo de irregularidade, possibilitando que os resultados representem o desejo do cidadão no exercício do direito de escolha e seus representantes. Esse objetivo impacta o macrodesafio "enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais" presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Assegurar o atendimento de excelência

    Corresponde a prestar o melhor atendimento possível para todas as partes interessadas, com a adoção de tecnologias, estratégias de comunicação ou outras que visem o atendimento com excelência e consequente "fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a Sociedade" e "aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária", macrodesafio presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

Perspectiva de Processos Internos

Na perspectiva de Processos Internos são definidos os objetivos que estabelecem o que fazer, isto é, quais processos internos terão que ser priorizados para que os resultados sejam alcançados.

  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral

    Envolve um conjunto de ações que visam a proteção e lisura nos processos eleitorais, à preservação da probidade administrativa e à persecução dos crimes contra a administração pública e eleitorais, entre outros, compreendendo desde a fase de prevenção, detecção e punição. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes

    Objetiva assegurar que o processo eleitoral seja ágil, com segurança jurídica durante todas as fases do processo. Está relacionado a objetivos e iniciativas que visem garantir à sociedade o aprimoramento contínuo da segurança dos pleitos eleitorais, com utilização de tecnologias e com a melhoria de processos de trabalho. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais" e "aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária" da Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional

    Intenciona garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil, com segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais. Relaciona-se também com a busca da organização em assegurar a integridade em todos os seus processos internos. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "agilidade e produtividade na prestação jurisdicional", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Implementar mecanismos de integridade institucional

    Agrega o conjunto de práticas da instituição para detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, é representado pelo conjunto de atos que visem à proteção da coisa pública, à integridade nos processos eleitorais, à preservação da probidade administrativa internamente e externamente ao enfrentamento dos crimes eleitorais e contra a administração pública. Está associado ao macrodesafio "enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais" e "prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos", presente na estratégia nacional do judiciário.

  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral

    Trata-se de fazer com que a sociedade perceba a legitimidade, celeridade e transparência do processo eleitoral, fortalecendo o papel do TRE-MA como órgão garantidor de direitos e fortalecedor da democracia. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "fortalecimento da relação institucional do poder judiciário com a sociedade" e "garantia dos direitos fundamentais", presente na estratégia nacional do judiciário.

Perspectiva de Gestão e Inovação

Na perspectiva de Gestão e Inovação estão os objetivos que visam assegurar os alicerces da organização relativos a pessoas, tecnologias e infraestrutura. O que precisa ter para que os outros objetivos sejam alcançados.

  • Efetivar a política de gestão de pessoas

    Compreende políticas, métodos e práticas adotados na gestão de comportamentos internos, objetivando potencializar o capital humano nos órgãos do Poder Judiciário. Considera programas e ações relacionados à avaliação e ao desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas dos servidores e magistrados; à valorização dos colaboradores; à humanização nas relações de trabalho; ao estabelecimento de sistemas de recompensas, à modernização das carreiras e à adequada distribuição da força de trabalho. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "aperfeiçoamento da gestão de pessoas", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Promover a gestão do conhecimento

    Refere-se a ao desafio de disseminação e registro do conhecimento institucional, e práticas estruturadas e integradas de gestão do conhecimento como forma de conferir maior eficiência, eficácia e efetividade ao processo eleitoral e também assegurar o aperfeiçoamento técnico do TRE-MA. Esse objetivo relacionado com o macrodesafio "aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Fortalecer a governança institucional

    Visa à eficiência operacional, à transparência institucional, ao fortalecimento da autonomia administrativa e à adoção das melhores práticas de tomada de decisão, seleção de corpo técnico, comunicação da estratégia, de gestão documental, da informação, de processos de trabalho e de projetos. Esse objetivo relacionado com o macrodesafio "aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira

    Trata-se da adequação dos gastos ao atendimento das necessidades prioritárias e essenciais dos órgãos da justiça, para se obter os melhores resultados com os recursos aprovados nos orçamentos. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC

    Refere-se a programas, projetos, ações e práticas que visem ao fortalecimento das estratégias digitais do Poder Judiciário e à melhoria da governança de TIC, com a finalidade de prover o processo eleitoral de tecnologia que possibilite a operacionalização do processo eleitoral e prestação jurisdicional de forma célere e transparente. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Promover transformação digital e inovações tecnológicas

    Envolve programas, projetos, ações e práticas que visem que a organização esteja disponibilizando serviços digitais ao cidadão e sistema essenciais da justiça, promovendo a satisfação dos usuários por meio de inovações tecnológicas. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "fortalecimento da estratégia nacional de tic e de proteção de dados" e "aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética

    Engloba programas, projetos, ações e práticas que visem a garantir a proteção aos dados organizacionais com integridade, confiabilidade, confidencialidade, integração e disponibilidade das informações, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e outras normas de governança de dados existentes. Esse objetivo está diretamente relacionado com o macrodesafio "fortalecimento da estratégia nacional de tic e de proteção de dados", presente na Estratégia Nacional do Judiciário.

Vinculação com os direcionadores estratégicos

Clique nas vinculações abaixo para detalhar cada item.

Estratégia Nacional do Poder Judiciário
Perspectiva de Resultados
Perspectiva Sociedade Perspectiva Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento
  • Garantir a efetiva participação popular no processo eleitoral

    Garantia dos Direitos Fundamentais

    Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a sociedade

  • Garantir a legitimidade do processo eleitoral

    Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais

  • Assegurar o atendimento de excelência

    Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

    Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a sociedade

Perspectiva de Processos Internos
Perspectiva Sociedade Perspectiva Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento
  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral

    Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais

  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes

    Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais

    Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional

    Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

  • Implementar mecanismos de integridade institucional

    Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais

    Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos

  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral

    Garantia dos direitos fundamentais

    Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a sociedade

Perspectiva de Gestão e Inovação
Perspectiva Sociedade Perspectiva Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento
  • Efetivar política de gestão de pessoas

    Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas

  • Promover a gestão do conhecimento

    Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

  • Fortalecer a governança institucionaL

    Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira

    Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira

  • Aprimorar a Infraestrutura e governança de TIC

    Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de proteção de dados

  • Promover transformação digital e inovações tecnológicas

    Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

    Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de proteção de dados

  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética

    Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de proteção de dados

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS
Perspectiva de Resultados
  • Garantir a efetiva participação popular no processo eleitoral
  • Garantir a legitimidade do processo eleitoral
  • Assegurar o atendimento de excelência
Perspectiva de Processos Internos
  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral
  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes
  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional
  • Implementar mecanismos de integridade institucional
  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral
Perspectiva de Gestão e Inovação
  • Efetivar política de gestão de pessoas
  • Promover a gestão do conhecimento
  • Fortalecer a governança institucionaL
  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira
  • Aprimorar a Infraestrutura e governança de TIC
  • Promover transformação digital e inovações tecnológicas
  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética
Indíce de Governança e Gestão do TCU - IGG
Perspectiva de Resultados
  • Garantir a efetiva participação popular no processo eleitoral

    iGovPessoas

  • Garantir a legitimidade do processo eleitoral

    iGG

  • Assegurar o atendimento de excelência

    iGG

Perspectiva de Processos Internos
  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral

    iGG

  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes

    iGG

  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional

    iGG

  • Implementar mecanismos de integridade institucional

    iGG e iGovPub

  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral

    iGG

Perspectiva de Gestão e Inovação
  • Efetivar política de gestão de pessoas

    iGovPessoas e iGestPessoas

  • Promover a gestão do conhecimento

    iGG e iGovPub

  • Fortalecer a governança institucionaL

    iGG e iGovPub

  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira

    iGest Orçamentária

  • Aprimorar a Infraestrutura e governança de TIC

    iGovTI e iGestTI

  • Promover transformação digital e inovações tecnológicas

    iGovTI e iGestTI

  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética

    iGovTI e iGestTI

Indicadores

Clique nas visões abaixo para detalhar cada item.

Visão geral dos indicadores por objetivo
Perspectiva de Resultados
  • Garantir a efetiva participação popular no processo eleitoral

    Índice de locais de votação adequados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

    Índice de instalações físicas adequadas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

    Índice de desempenho na avaliação de Cidadania

    Índice de abstenção

  • Garantir a legitimidade do processo eleitoral

    Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)

    Quantidade de conteúdos produzidos pela ASCOM relacionados ao combate à desinformação (fake news)

    Índice de transparência do processo eleitoral

  • Assegurar o atendimento de excelência

    Satisfação com o atendimento da Ouvidoria

    Índice de chamados à Ouvidoria finalizados em até 6 dias úteis

    Satisfação atendimento virtuais das Zonas Eleitorais

Perspectiva de Processos Internos
  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral

    Julgar os processos relativos a crimes contra a Administração Pública à improbidade Administrativa e aos ilícitos Eleitorais (Meta 4/2021), 2º Grau

    Tempo Médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (1º e 2º Graus)

    Denúncias apuradas/tratadas

  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes

    Índice de urnas substituídas

    Desempenho dos processos de eleição

    Índice de execução do Planejamento das Eleições

    Índice de utilização do código de liberação do reconhecimento digital do eleitor

  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional

    Índice de Prescrição (1º Grau)

    Taxa de congestionamento líquida (2º Grau)

    Índice de Atendimento à Demanda (1º e 2 Graus)

    Taxa de Congestionamento de Execuções Fiscais (1º Grau)

    Taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais (1º Grau)

    Percentual de auditoria das prestações de contas dos partidos políticos

  • Implementar mecanismos de integridade institucional

    Índice de implementação das recomendações expedidas pela Auditoria Interna

    Índice de cumprimento das determinações do CNJ

    Índice de cumprimento das determinações e recomendações expedidas pelo TCU

    Índice de execução do plano anual de auditoria

    Índice de Implementação do plano de integridade

  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral

    Zonas aderentes a campanha do mesário voluntariado

    Quantidade de conteúdos relacionadas ao tema produzido pela ASCOM

Perspectiva de Gestão e Inovação
  • Efetivar política de gestão de pessoas

    iGest Pessoas (CNJ)

    Clima organizacional

  • Promover a gestão do conhecimento

    Quantidade de processos críticos mapeados e documentados

    Engajamento na disseminação de conhecimento

    Índice de adoção das práticas cadastradas no Selo Boas Práticas de Eleição

  • Fortalecer a governança institucionaL

    Índice de governança corporativa

    Índice de maturidade em gestão de riscos

    Índice de Desempenho do Ranking da Transparência

    Índice de desempenho do Plano de Logística Sustentável

    Percentual de cumprimento do plano de ação de comunicação interna

  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira

    Índice de governança das contratações

    Índice de compras compartilhadas

    Índice de dispensas de licitação

    Índice de licitações desertas e fracassadas

    Índice de aderência ao Plano Anual de Contratações

    Índice de aderência ao Planejamento orçamentário

    Índice de perdas orçamentárias

    Índice de transparência de licitações, contratos e instrumentos de cooperação

    Índice de Pagamento de Despesas

  • Aprimorar a Infraestrutura e governança de TIC

    iGov TIC

    Índice de disponibilidade de serviços essenciais de TIC

    Índice de não atendimento às demandas por soluções de software

    Índice de Satisfação dos Usuários com o Suporte de TIC

    Índice de Disponibilidade da Rede de Comunicação com as Unidades Eleitorais

    Índice de satisfação dos usuários com sistemas desenvolvidos pelo TRE-MA

  • Promover transformação digital e inovações

    Índice de Adesão à LGPD

    Índice de Serviços essenciais com Gestão de Risco

    Quantidade de ações de divulgação de segurança cibernética

  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética

    Índice de Serviços Digitais

    Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem

    Índice de Execução do Plano de Transformação Digital

    Quantidade de soluções de TI compartilhadas com outros órgãos

Visão dos indicadores por área responsável
  • Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CAIN)

    Índice de locais de votação adequados as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

  • Escola Judiciária Eleitoral (EJE)

    Índice de desempenho na avaliação de Cidadania

  • Núcleo Socioambiental (NSA) – DG

    Índice de desempenho do Plano de Logística Sustentável

  • Auditoria Interna

    Índice de execução do plano anual de auditoria

    Índice de implementação das recomendações expedidas pela Auditoria Interna

    Índice de cumprimento das determinações e recomendações expedidas pelo TCU

  • Ouvidoria (ORE)

    Satisfação com o atendimento da Ouvidoria

    Índice de chamados à Ouvidoria finalizados em até 6 dias úteis

    Denúncias apuradas/tratadas

    Índice de Serviços Digitais

  • Assessoria de Planejamento e Monitoramento de Eleições (ASPEL)

    Desempenho dos processos de eleição

    Índice de transparência dos processos de Eleição

    Índice de execução do Planejamento das Eleições

    Índice de adoção das práticas cadastradas no Selo Boas Práticas de Eleição

  • Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) - DG

    Índice de governança corporativa

    Índice de maturidade em gestão de riscos

    Engajamento na disseminação de conhecimento

    Índice de Implementação do plano de integridade

    Índice de cumprimento das determinações do CNJ

    Índice de Desempenho do Ranking da Transparência

    Quantidade de processos críticos mapeados e documentados

    Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)

  • Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM)

    Percentual de cumprimento do plano de ação de comunicação interna

    Quantidade de conteúdos relacionados ao tema produzido pela ASCOM

    Índice de percepção de legitimidade da eleição (sociedade e outras instituições)

    Quantidade de conteúdos produzidos pela ASCOM relacionados ao combate à desinformação (fake news)

  • Coordenadoria de Assuntos Judiciários e Correicionais (COJUC) – CRE

    Índice de prescrição do 1º Grau

    Índice de atendimento à demanda do 1º Grau

    Taxa de congestionamento de execuções Fiscais (1º Grau)

    Taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais (1º Grau)

    Tempo médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (1º Grau)

  • Coordenadoria de Gestão do Cadastro Eleitoral e Orientação (COGEO) – CRE

    Satisfação atendimento virtuais das Zonas Eleitorais

  • Coordenadoria de Jurisprudência e Apoio ao Pleno (COJAP) – SJD

    Taxa de congestionamento líquida (2º Grau)

    Índice de atendimento à demanda (2º Grau)

    Tempo médio dos processos pendentes de improbidade, corrupção e crimes eleitorais (2º Grau)

    Julgar os processos relativos a crimes contra a Administração Pública à improbidade Administrativa e aos ilícitos Eleitorais (2º Grau)

  • Coordenadoria de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CODIS) – SJD

    Percentual de auditoria das prestações de contas dos partidos políticos

  • Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (GabSTIC) – STIC

    Índice de Adesão à LGPD

    Índice de Serviços essenciais com Gestão de Riscos

    Quantidade de ações de divulgação de segurança cibernética

    iGov TIC

  • Coordenadoria de Logística (COLOG) – STIC

    Índice de urnas substituídas

  • Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (COSIS) – STIC

    Índice de abstenção

    Índice de utilização do código de liberação do reconhecimento digital do eleitor

  • Coordenadoria de Infraestrutura e Sistemas (COINF) – STIC

    Índice de Serviços Digitais

    Índice de Serviços Disponibilizados em Nuvem

    Índice de Execução do Plano de Transformação Digital

    Índice de disponibilidade de serviços essenciais de TIC

    Índice de Satisfação dos Usuários com o Suporte de TIC

    Quantidade de soluções de TI compartilhadas com outros órgãos

    Índice de não atendimento às demandas por soluções de sotware

    Índice de satisfação dos usuários com sistemas desenvolvidos pelo TRE-MA

    Índice de Disponibilidade da Rede de Comunicação com as Unidades Eleitorais

  • Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Gerais (COSEG) – SAF

    Índice de instalações físicas adequadas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

  • Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFIN) - SAF

    Índice de aderência ao planejamento orçamentário

    Índice de perdas orçamentárias

    Índice de Pagamento de Despesas

  • Coordenadoria de Licitações, Aquisições e Contratos (COLAC) – SAF

    Índice de compras compartilhadas

    Índice de dispensas de licitação

    Índice de governança das contratações

    Índice de licitações desertas e fracassadas

    Índice de aderência ao Plano Anual de Contratações

    Índice de transparência de licitações, contratos e instrumentos de cooperação

  • Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) – SGP

    iGest Pessoas

    Clima organizacional

    Zonas aderentes à campanha do mesário voluntário

Iniciativas

Clique no botão abaixo para detalhar o item.

Iniciativas por objetivos
Perspectiva de Processos Internos
  • Fortalecer o combate à fraude e corrupção no processo eleitoral

    Desenvolver metodologia de detecção de não conformidade

  • Realizar eleições céleres, seguras e transparentes

    Desenvolver Plano de apoio às Zonas Eleitorais

    Aperfeiçoar o recrutamento/seleção do pessoal de apoio

    Aprimorar metodologias de capacitação

    Aprimorar método de segurança prévia às eleições

  • Assegurar efetividade e integridade da prestação jurisdicional

    Aprimorar a tempestividade e efetividade da Prestação Jurisdicional

    Aprimorar metodologia de monitoramento da Prestação Jurisdicional

  • Implementar mecanismos de integridade institucional

    Promover a integridade

    Estabelecer o modelo de integridade organizacional

  • Evidenciar à sociedade a celeridade, segurança e transparência do processo eleitoral

    Implementar programa permanente de conscientização quanto ao funcionamento do processo eleitoral

    Aprimorar método de segurança prévia às eleições

    Aperfeiçoar a conformidade dos processos de eleição

Perspectiva de Gestão e Inovação
  • Efetivar política de gestão de pessoas

    Promover a capacidade da liderança

    Aplicar modelo de gestão de competências

    Desenvolver política ou diretrizes de reconhecimentode desempenho

    Desenvolver e manter ambiente de trabalho positivo para o desempenho

    Desenvolver e implementar plano estratégico de gestão de pessoas

    Desenvolver as competências dos colaboradores e dos gestores

    Definir metodologia de distribuição da força de trabalho

    Instituir política de sucessão

    Aprimorar metodologias de capacitação

  • Promover a gestão do conhecimento

    Definir diretrizes básicas de gestão do conhecimento institucional

    Fomentar o compartilhamento

  • Fortalecer a governança institucionaL

    Reformular a estrutura orgânica do Tribunal, revisando as atribuições das unidades administrativas

    Promover a continuidade do negócio

    Mapear os processos organizacionais identifcando possíveis melhorias

    Estabelecer o modelo de governança institucional

    Promover a gestão de riscos

    Estabelecer mecanismos de governança de contratações

    Implantar o controle de qualidade

  • Aprimorar a gestão orçamentária e financeira

    Estabelecer o processo orçamentário organizacional

    Contemplar adequadamente as prioridades no orçamento

  • Aprimorar a Infraestrutura e governança de TIC

    Impulsionar a governança de TIC

    Gerir projetos de tecnologia da informação

    Gerir serviços de tecnologia da informação

    Gerir riscos de tecnologia da informação

    Desenvolver Plano de Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC

    Utilizar e disponibilizar ambiente de processamento com outro órgão

    Disponibilizar serviços em nuvem

  • Promover transformação digital e inovações tecnológicas

    Fomentar soluções de inteligência artificial

    Atualizar infraestrutura de armazenamento e processamento de dados

  • Promover a proteção de dados e segurança cibernética

    Implantar serviço de backup em nuvem

    Implantar a Lei Geral de Proteção de Dados

    Desenvolver Plano de Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC

    Promover a gestão de riscos de segurança cibernética

    Implantar metodologia de detecção de não conformidade

    Estabelecer processos e atividades para a gestão da segurança cibernética

Metodologia

A Resolução CNJ nº 325, de 29 de junho de 2020, instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, atualizando o contexto de todo o Poder Judiciário, especialmente os macrodesafios nacionais. Alinhado à essa Resolução, o TRE-MA iniciou, em 2021, a revisão de seu planejamento estratégico para o período.

Balanced Scorecard (BSC)

Foi mantida a metodologia BSC (Balanced Scorecard), adotada pelo Tribunal desde 2009, que preconiza a necessidade de criação de objetivos e indicadores estratégicos balanceados em três perspectivas, adaptadas para setor público: resultados, processos internos e gestão e inovação. Na perspectiva de Resultados se define o desempenho finalístico da organização, grandes desafios a serem alcançados e que servem como meta principal para os demais objetivos. Na perspectiva de Processos Internos se define o que fazer, isto é, quais processos internos terão que ser modificados (ou criados) para que os resultados sejam alcançados. Na perspectiva de Gestão e Inovação se define os aspectos base, o que a organização precisa ter para que os outros objetivos sejam alcançados; devem considerar o desenvolvimento de pessoas, tecnologias e infraestrutura

Direcionadores Estratégicos

Os direcionadores estratégicos são as principais referências e norteadores da organização na hora de definir seus principais objetivos e resultados. Em outras palavras, significa aquilo que a organização não pode deixar de considerar ao formular sua estratégia. Os direcionadores estratégicos estão relacionados, principalmente, às necessidades dos clientes e aos comandos legais que regem a organização.

Os principais direcionadores utilizados na formulação da presente estratégia foram:

Estratégia Nacional do Judiciário

A Estratégia Nacional do Judiciário, instituída por meio da Resolução CNJ nº 325, de 29 de junho de 2020, que visa a implementação de diretrizes nacionais para nortear a atuação institucional dos órgãos do judiciário.

A citada norma orienta que os órgãos do Judiciário deverão alinhar seus respectivos planos estratégicos à Estratégica Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, principalmente no que tange ao conteúdo temático dos Macrodesafios, que foram definidos para a Justiça Eleitoral.

Índice Integrado de Governança e Gestão

A Governança na administração pública tem relação com as práticas e sistemas que demonstram a capacidade de uma organização em formular, planejar, programar e cumprir suas funções visando ao bem-estar da sociedade, ou seja, a capacidade que ela tem de produzir e entregar resultados, ou benefícios para sociedade, de forma eficiente e com riscos bem geridos.

O iGG – Índice de Governança e Gestão, índice criado pelo Tribunal de Contas da União, composto pelos índices de: governança pública; gestão de pessoas; gestão de TI; e gestão de contratações, tem o objetivo de estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. Para isso, realiza levantamentos para conhecer melhor a situação da governança de cada órgão federal, por meio de instrumento de autoavaliação.

O mais recente levantamento de governança, realizado entre os meses de abril e junho de 2021, foi importante direcionador da estratégia atual, considerando que o instrumento possibilitou ao TRE-MA identificar as principais lacunas referente à adoção de boas práticas de governança.

Diagnóstico de ambiente

O ponto inicial da formulação de uma estratégia pode ser definido como uma fase de autoconhecimento. A análise do ambiente interno e externo propicia à organização a possibilidade de conhecer melhor sua realidade, bem como permite a identificação de seus maiores talentos e de seus maiores desafios de aprimoramento, ou seja, determinar seus pontos fortes e seus pontos fracos; bem como as ameaças e oportunidades que a cerca. Ademais, esse diagnóstico, somado aos direcionadores estratégicos, dá à organização condições de aprimorar seus principais processos de trabalho, suas políticas e estruturas para alcançar seus objetivos maiores.

O TRE-MA, para realizar o estudo do ambiente interno, contou, como principal aliado e colaborador, com o seu próprio corpo técnico. A atenção dada às percepções dos servidores, dos dirigentes e dos magistrados da organização foi imprescindível para se ter a real dimensão das necessidades internas de aprimoramento desta.

Foi realizada uma ampla escuta do público interno e externo. Todos os colaboradores foram chamados a participar, por meio de instrumentos de pesquisa online, dos quais 105 responderam à consulta que teve por objetivo identificar pontos fortes e fracos da instituição, possíveis ameaças e oportunidades, riscos, desafios e prioridades. Além disso, 16 dirigentes do Tribunal foram entrevistados.

A sociedade também foi chamada a participar do diagnóstico, para responder sobre a percepção quanto à atuação do Tribunal em aspectos de efetividade, tempestividade, modernidade, segurança e confiabilidade, comunicação, ética, transparência e credibilidade; e a opinar sobre o propósito de existência da instituição. Nessa etapa participaram 176 respondentes

Oficinas de planejamento

A etapa seguinte foi um ciclo de oficinas de planejamento, com participação de representantes das unidades do TRE-MA, com o objetivo de analisar, debater e construir os elementos do planejamento.

As oficinas promoveram uma sinergia de ideias e pontos de vista que enriqueceram a definição dos artefatos do planejamento e tornaram o resultado do processo o mais legítimo e próximo às necessidades do órgão.

Por fim, os produtos gerados nas oficinas foram apresentados ao Conselho Gestor para validação

Histórico
2007

O ano de 2007 foi marcado pela realização do Seminário "Planejamento pelas Diretrizes", evento no qual os gestores e servidores do TRE-MA levantaram a análise de cenários e definiram os norteadores estratégicos (MVV), objetivos e metas que subsidiaram o desenvolvimento do esboço de um primeiro planejamento de longo prazo do órgão. Nesse período, destacou-se a adesão ao Gespública (antigo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), o aperfeiçoamento do LOGUS (sistema de controle de urnas e armazenamento de suprimentos), criação do Programa de Ginástica Laboral, implementação do Núcleo de EAD, realização da Pesquisa de Satisfação do Atendimento Central do Fórum Eleitoral da Capital e parcerias com projetos sociais como: Voto Jovem na Escola, Plante Verde-Doe Vida, TREcológico, Natal Solidário, entre outros.

2008

Em 2008, iniciou-se a elaboração do primeiro Plano Estratégico do Tribunal: 2009 - 2011. Para tanto, os gestores e servidores participaram de palestras e seminários relacionados a esse tema, ocasião em que passaram a compreender sua importância para o alcance de melhores resultados. Neste mesmo ano, o TRE-MA iniciou o POPE - Plano Operacional para as Eleições, que objetivou melhorar os processos críticos das eleições e documentar seus modos operandi, pois, apesar de estarem identificados, ainda não havia um planejamento operacional sistematizado.

2009-2011

No 2° Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro de 2009, foram estabelecidas metas de nivelamento, buscando proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça. Cabe ressaltar, a meta 1 de 2009: Desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de 05 anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.

Além disso, em março de 2009, o CNJ publicou a Resolução 70, que versava sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e sistematizou os primeiros componentes aplicáveis aos Tribunais Eleitorais como: missão, visão, valores, macrodesafios, indicadores, projetos etc.

Nesse contexto, em junho de 2009, visando demonstrar a situação de cada ramo da Justiça, além de promover o compartilhamento de boas práticas, todos os assessores de planejamento estratégico dos 91 órgãos do Poder Judiciário foram convocados pelo CNJ para uma reunião técnica visando cumprir o previsto na citada Resolução nº 70. Assim, foi iniciando um trabalho em conjunto do TSE e TREs, com apoio do CNJ, o que não havia sido feito em nenhum outro segmento da Justiça.

Plano-estratégico 2010-2014 - Resolução TRE-MA 7745/2009

O Planejamento Estratégico 2010-2014 do TRE-MA foi fruto de um trabalho realizado em conjunto pelo TSE, CNJ e todos os TREs. Tudo iniciou com a publicação da Resolução CNJ 70, determinando que, até o final daquele ano, o planejamento estratégico de todos os órgãos do Poder Judiciário fosse de, no mínimo, 5 (cinco) anos.

Apesar desse direcionamento construído em 2009, tudo ainda era novidade para a maioria dos servidores do TRE-MA. Na verdade, não estava claro para eles como poderiam tornar realidade tudo o que havia sido planejado. Assim, em 2010, foi realizado um curso de Balanced Scorecard para 30 participantes, com o intuito de nivelar o conhecimento e demonstrar a importância da gestão da estratégia para as organizações, além de fomentar a multiplicação desse conteúdo.

Em 2010, cumprindo recomendação prevista no art. 5º da Resolução CNJ 70/2009, o TRE-MA iniciou a realização de Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs). Nesse sentido, com a intenção de impulsionar a gestão da estratégia, instituiu, em 2011, o Comitê de Gestão Estratégica (CGE), com o objetivo de monitorar e deliberar questões relacionadas ao tema, além de diligenciar propostas de melhorias para o órgão.

O TSE determinou, em 2012, por meio da Resolução 23.371/2012, que os TREs adequassem seus planos estratégicos ao Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral, até 30 de dezembro daquele ano, respeitando a obrigatoriedade de incorporação dos objetivos, metas e indicadores obrigatórios.

Com o propósito de atender as recomendações do CNJ para 2013, o TRE-MA deu continuidade ao projeto já iniciado de revisão da Estratégia, objetivando impulsionar as ações do órgão, além de aprimorar a conscientização e sensibilização relativa à gestão da estratégia, por meio da implementação de um plano de comunicação que facilitasse o entendimento e contribuísse para o envolvimento de todos.

Plano-estratégico 2015-2020 - Resolução TRE-MA 8658/2015

Em 2014, o CNJ definiu a estratégia do Poder Judiciário brasileiro a ser executada até 2020 e estabeleceu a obrigação de que todos os tribunais do Judiciário brasileiro publicassem, até março de 2015, seus respectivos planos estratégicos, alinhados ao do Judiciário, por meio da Resolução 198/2014.

Diante disso, considerando que no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) a maioria dos indicadores e metas já haviam sido estabelecidos, restava pendente a definição das ações e projetos. Nesse contexto, cientes dos resultados dos trabalhos de autoavaliação de controles (CSA-Levantamentos de Governança) do Tribunal de Contas da União (TCU), que fomentam práticas de estágio avançado de gestão e governança, foram realizadas reuniões com as áreas técnicas de pessoas, aquisições, TI, gestão, estratégica e comunicação para análise dos diagnósticos obtidos em cada um desses levantamentos específicos.

Observou-se que os itens com respostas: "não adota", ou "adota parcialmente a prática" ou "pretende adotar a prática" sinalizavam o que era preciso desenvolver para melhorar a gestão e a governança. Assim, para cada item evidenciado, foi realizada a seguinte rotina.

Inicialmente, fez-se a análise da real necessidade de o órgão implementar tal prática. Evidenciada a demanda, houve a definição de prazos (mês e ano de início e fim), em que tais práticas deveriam ser desenvolvidas, considerando o período de vigência do plano: 2015 a 2020, além da designação dos responsáveis e a vinculação ao macrodesafio correspondente.

Dessa forma, além de aprimorar a gestão e a governança do órgão, foi possível alinhar-se à estratégia do Judiciário, atendendo às determinações do CNJ e às recomendações do TCU. O método adotado pelo TRE-MA, que utilizou o diagnóstico obtido por meio dos levantamentos de gorvenança do TCU como subsídio para a melhoria dos processos de governança e gestão pode ser replicado por diversos órgãos, por sua facilidade de implantação e de adaptabilidade às particularidades institucionais.

Durante o sexênio, foram desenvolvidos Planos de Diretrizes para revisar a estratégia, sempre que necessário, considerando as deliberações provenientes das RAEs e buscando atender às contínuas demandas.

Plano Estratégico 2021-2026 em formato PDF